domingo, 31 de janeiro de 2010

Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!

by Charbel

Olá a todos,

Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh! E ainda digo mais, aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh!

Estou todo partidinho! Mesmo, mesmo, mesmo, eh, eh, eh!
Ainda por cima estou com algumas dificuldades para escrever esta crónica...é que estou ligado ao tripé de soro, eh, eh, eh...

Ah, e não me venham com tretas do tipo: - a e tal, tu não treinas - mentira, tenho treinado e muito!
Além de acompanhar de vez em quando o nosso departamento de alta competição nas voltas nocturnas a alta velocidade, ainda tenho feito treinos sozinho, quase todas as noites.

Neste Domingo havia combinado a volta com o F.Ferreira, mas acontece que logo pela manhã recebi uma msn, informando-me que teria de ir sozinho, devido à constipação de que o homem padecia.
Hummm! Então pensei: - se vou ter que ir sozinho, vou fazer uma volta à "antiga" - mas isso implicaria uma boa dose de masoquismo e espírito de sacrifício, seria um bom teste à minha "psique" com toda a certeza!
Às 8H00 em ponto, parti do local combinado frente à Torre, não fosse aparecer alguém inesperadamente. Como ia só, levei o mp3 como companhia, opção que se revelou preciosa visto que ajudou e muito! Foi sempre a "bombar" durante as 4 horas da minha volta.

Já em plena recta do cabo sou surpreendido pelo Zé Carlos, pelo Sérgio e pelo Hugo que seguiam na carrinha, rumo a V.F.Xira de onde iriam partir para uma volta de BTT, na serra de Alhandra e arredores. Vou sugerir ao Zé que coloque alguns autocolantes e outros ornamentos, na sua nova viatura para as deslocações bttísticas, pois tal como está parece mesmo a "ramona" (a carrinha que leva os presidiários), eh, eh, eh!

Então prossegui até V.F.Xira, Carregado e Alenquer. Aqui, preparei-me para a longa subida pela encosta junto ao rio e até fiquei admirado, pois da última vez que ali tinha passado (há 20 anos!) a subida parecia mais dura. Puro engano meus amigos, é que depois de chegarmos ao cimo da vila junto à igreja, a coisa piora e muito! Tive que recorrer à "tartaruga" até atingir o topo da serra, 30 minutos depois de iniciar a subida.

Depois, passei por algumas aldeias, até chegar a Santana. A partir daqui fiz a volta habitual até Cruz do Vento, Moínho de Vento e Arruda-dos-vinhos. Como cheguei cedo à Arruda e já estava um pouco moído, pensei em alargar a volta até ao Carregado, escapando assim à subida de V.F.Xira.
Quando cheguei ao Carregado, não sei bem o que me passou pela cabeça, pois tive um ataque de loucura e imaginem só (para quem conhece o estupor do local), decidi subir para a aldeia da Loja Nova!!!!???

Suicida dirão uns, louco dirão outros, a verdade é que subi e levei uma valente "coça"! Foram mais 40 minutos sempre a subir e sempre na companhia da amiga "tartaruga", eh, eh, eh! Para quem não sabe a "tartaruga", também designada "avózinha", é a roda pedaleira mais pequena, que permite escalar paredes quando as pernas já não correspondem!

Giro, giro, foi quando verifiquei que não tinha travões suficientes para a descida do Monte Gordo em V.F.Xira, tive de fazer tanta força nas manetes que ainda me doem as mãos. A descida permitiu dar descanso às pernitas e assim regressei pela recta do cabo a 30/35 Km/h.
Já perto do Porto Alto, sou ultrapassado de novo pela "ramona" do Zé Carlos, eh, eh, eh!

No total fiz 77 Km, bem durinhos. Por hoje é tudo, para a semana há mais!

Grande abraço,

Charbel

7 comentários:

Daniel C. Brites disse...

Só te faz bem Charbel...

Eu fui rolar no sábado com o Alcides e com o Zé Latas!

E o resto da malta?

Como foi a maratona de Salvaterra?

abrç

DCB

Anónimo disse...

Grande Charbel

Essa volta é bastante dura. Estou a ver que estás a ficar possuído pelas grandes subidas!

Abraço,

Sérgio Silva

Zé Carlos disse...

Parabéns Charbel,
Sei o que custa fazer sózinho voltas com esses Km. Quando te cruzamos a 1ª vez só faltaram as sirenes da viatuta da ramona, piriri, piriri, piriri...
A esse ritmo estás apto a saborear os trilhos dos montes V.F.Xira e redondezas, de certeza que vais gostar aí pratica-se BTT a sério.
Serás bem vindo assim como o resto do pessoal que esteja disposto a andar naquela zona.
Abraço
José Carlos

Outsider disse...

Lá diz o velho ditado "Se está a doer, está a fazer bem!" Á que Continuar!

A minhas sinceras desculpas ao Charbel mas a gripe arrumou-me no fds.

Ainda me arrastei para fora da cama no Domingo cerca das 10.30h para uma voltita até Sto Estevão a um ritmo mto baixo naquela de fazer 20-30Km mto soft!

Até que á saída de Bnv passa um cota com 70 anitos numa bike de estrada mete conversa comigo! E eu naquele de lhe dizer que ia queimar uma gorduras pois não estava em grandes condições respiratórias nem fisicas.

Ao que ele me responde "Ah, a 20km/h não queimas gorduras nenhumas". E lá foi ele contando as suas experiencias na bike.

Escusado será dizer que segui ao seu ritmo 28-30km na recta de sto estevão para ouvir as suas histórias. O homem normalmente faz Bnv, Fatima, Bnv em 6h e ainda diz que bem almoçar a casa. Mas meus amigos! eu só abanava a cabeça nem conseguia praticamente falar com a respiração no maximo, pfuuu, pfuuu, pfuuu...na roda dele não querendo dar parte de fraco! Bolas o homem tinha 70 anos e eu com 40 não o conseguia acompanhar.

Fui salvo pelo João Aires que encontrei perto do cruzamento de Sto Estevão em sentido inverso, porque o homem era de Bnv mas ia dar a volta pelo Biscainho. Voltei para trás com o João e com uma lição que nunca mais vou esquecer. Esta porra da idade só está na nossa cabeça.

1 Abr.,
FF

Unknown disse...

Essa da ramona tá boa, só falta os pirilampus azuis!!!!!


Cumps
HCordeiro

DCB disse...

Outsider...

com que então querias queimar calorias a 20kms/h??!?!?

Os cotas é que sabem!

Uma pessoa está sempre a aprender.
E tens toda a razão: as limitações da idade podem ser facilmente ultrapassadas. Não é necessário fazer 6-7 horas à maluca ao fim de semana ou estar preparado para fezer competição.
O mais importante de tudo é o inconformismo e combater a vida sedentária... dar uma passeio nem que seja a pé, com a familia... e nos centros comerciais não conta!!

Unknown disse...

oi
já m despachei tarde e fiz carregado , arruda dos vinhos, calhandriz com o intuito de t conseguir encontrar mas pelos vistos já foi tarde.fica para uma proxima..
deves estar a andar bem

abr