terça-feira, 1 de setembro de 2009

O CIRCO

Olá desportistas!


Sim, eu disse desportistas em vez de bttistas. E perguntam vocês: - E porquê? - Porque, por este andar um dia destes irei propor a alteração da denominação do nosso Clube para “Clube de Circo da Lezíria”, eu explico.

Na realidade os nossos membros são multi-facetados, não se cingindo à simples actividade bttística. Temos de tudo!
Bttistas, ciclistas, jogadores de futebol, andebol, ténis, praticantes de atletismo, alpinistas, caminhantes, mágicos, palhaços e imagine-se, malabaristas de circo nadadores mergulhadores, eh, eh, eh!
Ok, ok, aquela dos palhaços era escusada. Peço desculpa pois disso não temos…quer dizer…ainda, eh, eh, eh…
Agora é que alguns de vós devem estar confusos, não? Ai, ai, até me custa estar aqui a divulgar este tipo de acontecimento mas já lá vamos.

Durante o mês de Agosto o pessoal tem treinado nas redondezas, ora juntos ora desencontrados. Eu e o Fernando, ora fazemos jogging e marcha, ora fazemos estrada e BTT, sendo que nestas últimas actividades, por vezes temos a companhia do Marçal.
Tem sido um mês de maluquice desportiva meus amigos, vale tudo! De manhã, à tarde, à noite, há de tudo. Ainda ontem acabei o meu jogging com a noite cerrada, ou quase.
É que após consultar o calendário lunar facultado pelo nosso “Tarólogo” Ricardo Brites (Hummm……Tarólogo? Ele não vai gostar, não, não!), pensei que estivesse um luar que me iluminasse o caminho de regresso no meio do campo. Nada de mais errado, com a agravante de ter passado grande parte do percurso (nas Silveiras) ao som dos tiros de caçadeira. Nada de grave pois os caçadores pareciam estar longe. Bem na verdade nem eram caçadores…é uma máquina que dispara pólvora seca para espantar os pássaros, eh, eh, eh.

Ok, ok, só queria dar frisson à coisa, vá lá.

Na 3ª feira da semana passada, o Fernando fez BTT no canal e cruzou-se com o Marçal e esta foi a sua versão dos factos, num e-mail que nos enviou, após esse “encontro imediato de 3º grau” e que passo a transcrever:


“Pois é BTTistas, ele há “Tralhos” e “Tralhos”, que o diga o nosso amigo João Marçal – O Hulk!
Pelos vistos está decidido em tentar bater o recorde dos “Tralhos”, que segundo algumas fontes (últimos registos efectuados pelo nosso amigo Charbel), pertencia ao nosso amigo Hélder eh eh eh.
Eu não queria acreditar. Ontem cruzei-me com o nosso amigo Hulk no canal todo ensopado e com alguns arranhões e esfoladelas na pele e na Bike. Após breve resumo, uma vez que o “Tralho” não foi presenciado por mais ninguém fiquei a saber que se devia a um “Tralho” para o canal em Benavente.
Apesar dos estragos e das esfoladelas e de um belo mergulho no Canal com a bike e tudo nosso amigo Hulk parecia estar bem disposto.
Então João, está tudo bem? Espero que sim! Espero que o estrago não tenha sido avultado.
Ah! Espero que não te tenhas esquecido de pendurar a bike no estendal a secar eh eh eh.”

Pois é, as piores suspeitas confirmavam-se. O “incrível Hulk” acabava de subir a fasquia relativamente às suas magníficas performances. Desta vez ele decidiu ultrapassar todas as expectativas e decidiu elaborar um complexo tralho para dentro do canal. Este perigoso número de malabarismo consiste em atravessar uma pequena passagem sobre o canal, parar a meio, não conseguir sacar os pés dos encaixes a tempo, e por fim mergulhar em grande estilo juntamente com a bike para dentro do canal, numa maravilhosa coreografia apenas faltando o acompanhamento musical e uma plateia repleta de miúdos e graúdos. Ah, claro que também faltou a tenda de circo, eh, eh, eh.
Pena é, que ele ainda ande a treinar este magnífico tralho às escondidas, pelo que ainda ninguém terá conseguido observar tal espectáculo ao vivo. Dêem-lhe tempo!


Segundo informações do Fernando, parece que ele vinha todo contente após o banho, exclamando até que a água estaria muitíssimo agradável e que já sentia os efeitos benéficos dos limos como tratamento natural, eh, eh, eh. Além disso também juntou o útil ao agradável e tomou um banhinho, coisa que segundo ele já estava a precisar, faltando apenas o gel de duche e o shampoo, mas isso ficará para uma próxima ocasião. Esta coisa do pessoal insistir em tomar banhos e duches ao ar livre, já me anda a intrigar! Isto já merecia um estudo aprofundado sobre o assunto.
Infelizmente o Marçal não tinha consigo as barbatanas e as botijas de oxigénio, que lhe permitiriam efectuar o resto do percurso debaixo de água até Samora, sempre a pedalar, eh, eh, eh!


Na falta de notícias dos nossos membros ilustres, achei benéfico publicar as nossas peripécias desportivas e já agora permitam que vos conte um pequeno episódio que de certo vos motivará ainda mais para a prática desportiva. Alguns de vós irão deixar o sofá definitivamente e desatar a fazer desporto como se não houvesse amanhã, eh, eh, eh!

Numa das ocasiões em que fui correr para as Silveiras, encontro o Fernando em sentido contrário, vindo de Benavente a fazer BTT. Dois dedos de conversa e prossigo. Após passar junto à “pista” das avionetas encontrando-me quase, quase a chegar ao canal, cruzei-me com um homem que por lá costuma correr. Como nesse momento já me sentia cansado eu ia simplesmente a andar a passo acelerado pelo que ele parou e meteu conversa de forma simpática e perguntou: “Então? Já parou? Você é jovem pode continuar acorrer”. Intrigado perguntei-lhe de onde vinha, pois é hábito cruzar-me com ele. É uma personagem que “dá nas vistas” pois anda sempre de luto, com ténis de sola rasa, calções, camisa e numa mão leva uma pequena vara. Com o sol abrasador não deve ser agradável correr com roupa preta.
Então o senhor explicou-me que corria quase todos os dias desde Samora até àquela quinta a meio do canal, o que permitia efectuar 45 minutos para cada lado! Foi aí que me senti ridículo e as forças redobraram com o exemplo que estava à minha frente. Mas ainda intrigado com a performance do senhor perguntei-lhe a idade. E agora meus amigos, pára tuuuuuudo!!!!! O homem tem 68 anos e começou a correr há 3!!!

A partir desse momento comecei a correr, com o objectivo de igualar este exemplo, mas pouco depois sou obrigado a parar de novo já em pleno canal. Acabava de me cruzar com o Sérgio e o Hugo que vinham de BTT, de regresso a casa. Dois dedos de conversa e chega de novo o Fernando que também ele já seguia em direcção a casa (Benavente). Este último lança-me então o desafio: “Charbel, se vieste até aqui, então continua a correr pelo canal até Benavente que eu acompanho-te e depois trago-te de volta a Samora de carro”. E assim foi meus amigos, cometi a “loucura” de efectuar a ligação pelo canal, de Samora a Benavente, a fazer jogging e isto graças ao exemplo do “Homem de preto”!


Com esta pequena história se prova que não existe idade para ter alto rendimento desportivo, à semelhança do que acontece com o nosso grande Zé Carlos e com o Sr. Domingos que do “alto” dos seus cinquentas e tais anos, continuam com andamentos e performances simplesmente fantásticos.



Grande abraço,



Charbel

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma bela crónica, sim sr! Até tem uma lição de moral e de incentivo aos mais novos! E o Marçal está em grande. Está-se a revelar o bttista mais radical do grupo! Vamos todos tentar fazer este nº de circo na próxima ida ao canal... parece que já estou a ver a famosa trupe de bttistas do ribatejo num numero de grande risco e emoção...

Anónimo disse...

A minha performance a nivel de quedas esta a aumentar de dia para dia, cada vez caio melhor... agora ja caio da agua e tudo, assim ainda chego a profissional das quedas ..hihihihih !
um abraço , vão mas é pedalar eu caio muito porque ando muito... e voçes? mexam esses cus!

joão marçal

Anónimo disse...

É com agrado que constato que o pessoal mesmo em tempo de férias continua activo. Espero juntar-me ao grupo em breve.
Quando às quedas, elas fazem parte do BTT e desde que não passem de pequenas esfoladelas / arranhões não há motivo para receios.

Boas pedaladas
Vasco