domingo, 30 de maio de 2010

Volta da Barragem

Este domingo (dia 30) demos uma bela volta caseira até à Barragem de Magos que há muito não faziamos. Estiveram presentes 10 bttistas (eu, Eduardo, Alcides, Carlos Fer., Fernando Costa, Fernando Ferr., Vasco, Sr Domingos, Galamba, João Aires). Foi um passeio calmo e muito animado, até pelas pequenas quedas de alguns bttistas e pela insistência do Carlos Fernandes em fazer gracinhas e estar constantemente a mandar-se para o chão. A certa altura tivémos que dizer-lhe para parar pois já tinha perdido a graça... mas o que se há-de fazer... o homem nos ultimos tempos deve andar carente e só quer é chamar a atenção (a partir de uma certa idade não convém contrariar!!!!).
Vejam a foto em baixo que não deixa mentir (o CF a tentar levantar-se e o Alcides em seu auxilio a dar-lhe a bengala).
Quando iamos no canal de Salvaterra sofremos um ataque de uma avioneta Kamikase que levantou voo mesmo por cima das nossas cabeças. Felizmente alguns dos bttistas mais cabeçudos baixaram a cabeça a tempo de evitar mais uma tragédia aeronautica ou poderem danificar o aparelho.
Entretanto o Vasco encurtou a sua volta mas pelo menos ainda nos fez companhia durante uns kms.
Pelo meio ainda perdemos o Fernando Costa na barragem, apanhámos algumas zonas de areia, algumas zonas de água que deu para refrescar e um single track porreiro pelo meio dos campos de flores.

Já no regresso, o Eduardo e o Fernando Costa numa tentativa de se desmarcarem da malta, atalharam em Benavente mas nós demos com eles numa tasca em Benavente a beber minis e a não quererem partilhar com o resto do pessoal. Obviamente foram injuriados, insultados e ameaçados e ainda tiveram que pagar uma rodada a todos os outros. Não sei o que se passa mas acho que a malta do CBTT TL está a ficar mal habituada e agora todas as voltas têm que ter uma paragem numa tasca para bebermos umas mines...já é uma exigência tipo: há bujecas?!?! Não! Ahhh então já não vamos e tal..
Depois viémos pelo canal, pela sombra fresquinha pois apartir das 11.30 já se notava o calor, mas mesmo assim foi sempre suportável.
Fizémos ao todo 63kms e foi uma volta muito divertida com excelente convivio. Bem porreiro!

Abr e para a semana há mais

DCB

domingo, 23 de maio de 2010

1º Passeio do Motoclube Lisboa

Neste passado dia 22 de Maio realizou-se o 1º passeio de BTT do Motoclube Lisboa. Uma grande inovação para esta associação pois os eventos de 2 rodas que organizam costumam ter sempre um motor ruidoso a roncar, os jerseys são em cabedal, o cantil da agua é substituido por uma mangueira ligada à maquina da imperial. Mas os homens estiveram muito bem... aliando o melhor do BTT com a camaradagem já usual deste pessoal das motos.



Creio que participaram mais de 70 pessoas e o CBTT TL marcou presença com 8 membros (Eu, Alcides, Carlos Fernandes, Zé Latas, Ricardo Brites, Fernando Ferreira, Fernando Costa e Eduardo Oliveira).

A volta maior ("dos velhos") contou com 38kms começou na sede, nos Olivais, e dirigiu-se para a zona da Expo e depois acompanhou o Trancão até aos montes por cima de Vialonga e arredores. Ainda passámos por 2-3 single tracks muito interessantes e um deles muito extenso pelo meio do arvoredo que mais parecia a selva tropical quer pela densa vegetação, quer pelo calor que se fazia sentir.



Subimos às torres eólicas e um moinho abandonado e depois foi o regresso mas antes ainda tivemos o abastecimento. Ora bem antes de chegar a esse abastecimento tive umas das cenas mais caricatas na minha "carreira" de bttista. Fui alvo de uma tentativa de homicidio por uma KTM que me foi projectada para a cara enquanto subia uma autentica parede. É que para dificultar a própria subida o Carlos Fernandes, que estava parado a meio dessa subida, decidiu travar com o da frente e projectar a roda traseira da sua bike mesmo quando eu ia a apassar. Consegui defender-me com o braço e ele, só para disfarçar esta tentativa de agressão, mandou-se para o chão e foi a rebolar às cambalhotas até quase ao inicio da subida. Amigos, nunca vi uma queda assim....eheheheheheheh... sem bike e a rebolar enquanto se ria que nem um perdido.
Muito bom!!! Estou já a pensar em organizar espetaculos pagos para obtermos receitas para o Clube tipo rábulas dos 3 estarolas, ou do Charlot, Monty Pitons, etc
Bom, ainda a recompormo-nos do riso geral chegámos ao abastecimento. Pessoal, este abastecimento estava fantástico pois foi em plena zona verde, um grande grelhador a trabalhar, com as respectivas febras e mines. Mais um abastecimento ao melhor nivel. Aqui ficámos muito orgulhosos como Clube do Ribatejo pois contribuimos fortemente para acabar com as mines e conseguimos.... bom... o Vergasta também ajudou um pouco ao beber umas 42 mines. Mas ficámos muito bem vistos nesta categoria tão disputada e dificil que é derrubar mines fresquinhas e também ganhámos o clube mais representado e da queda mais caricata de sempre.


Já no almoço, na sede, fomos mais uma vez muito bem recebidos e bem servidos, sempre com os copos cheios de imperial e uma bela feijoada a acompanhar. Estava muito boa mesmo!

Foi um belo passeio de ritmo e dificuldade acessiveis onde valeu muito pelo convivio... sempre com muita boa disposição!

Mais uma vez agradecemos ao Motoclube, ao Pegaso e restantes organizadores pela maneira como nos receberam. Sabem que podem contar sempre connosco nestas vossas iniciativas e eventos pois nós sabemos que podemos contar sempre com as vossas mines e a vossa camaradagem.

Abrç

DCB

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Subida ao Montejunto - estrada

by Carlos Fernandes
Boa noite a todos.

Passado domingo, cumprindo o prometido, juntei-me com os craques do pedal (Zé Carlos, Nuno Vicente e João Aires). Estava estipulado um percurso com partida de Samora, paragem no Apeadeiro de VFX, rumo a Torres Vedras e regresso pela estrada do Cercal, passando pelo Montejunto, Ota, VFX e Samora.Cerca das 8:35 arrancamos os quatro das bombas da gasolina da Galp de VFX. O ritmo foi porreiro e deu para esticar o nervo, apesar de eu acusar um bocadinho nas subidas, pois não tenho feito os adequados treinos, ao contrário dos craques que treinam afincadamente todos os dias, pois só assim se consegue atingir o objectivo. A conversa era animada, com algumas alusões aos excelentes resultados do Nuno, que tem seguido à risca as indicações do Zé, sendo aplicável o slogan “ ensinei-o a ladrar agora já morde”. Após alguns Kms depois de Torres Vedras comecei a sentir algumas cãmbrias que me começaram a preocupar, mas deu para ir andando. Cerca dos 70Kms mais ou menos, numa povoação que não me lembro do nome o pessoal rumou na direcção do Montejunto. Fiz uma análise rápida ao meu estado físico e decidi que não tinha condições para acompanhar os craques, seguindo sozinho na ansia de encontrar um trajecto menos exigente.Puro engano, ainda apanhei umas subidas e passei por umas terriolas que nunca tinha visto mais gordas, que me deram água pela barba. Tive de perguntar a um transiunte se estava no bom caminho para Alequer, segui as suas indicações e lá fui andado e controlando o esforço. Uns largos km depois chego à OTA RBIKES onde estavam os craques à minha espera. Arrancamos de novo os quatro, sendo que a dada altura comecei a ressuscitar, mas de nada valeu, os craques fizeram o favor de dar uma sapatada no andamento de 30 para mais de 40km e eu fiquei mais uma vez sozinho.... enfim nada de grave pois a seguir eles pararam nas bombas de gasolina da GALP em VFX onde eu já não parei por dois motivos, por já estar em casa e porque se parrasse já não arrancava.Com tudo isto, fiz quase 120km que me obrigou a um anormal repouso pós almoço.

1 ab

Carlos Fernandes "Popey"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"BORA LÁ"..., PRÓ ANO!

By Zé Carlos



"Bora lá"... pró ano,



A expressão "Bora lá",  estava escrita nas dezenas de indicações do trajecto da maratona de Idanha-a-Nova, espalhadas pelo percurso. Neste evento, participaram cerca de 1300 bttistas vindos dos 4 cantos do País. Foi a 1ª vez que eu participei e digo mais,  "bora lá" pró ano rapaziada!

Eu, o Hugo Cordeiro e o Tiago Gomes, saímos de Samora Correia às 6h00 e pelo caminho cruzámo-nos com o nosso companheiro da delegação de Santarém, o João Canas. Chegámos cerca das 8h00 e levantamos os dorsais. Não éramos os únicos participantes da nossa cidade, a equipa SBT também estava representada através do seu elemento Paulo Veiga.

A nossa posição na partida não foi a melhor, pois ficámos a meio do pelotão. Às 9 horas deram a partida simbólica e descemos a calçada romana devagar, devagarinho. Só para dar uma noção das dificuldades, no final da prova (com 100km nas pernas),  surge a cereja no topo do bolo! A subida final para o centro de Idanha-a-Nova onde estava instalada a meta, eram cerca de 2 Km sempre a subir, com lajes de pedra e empedrado recuperado com uma enorme inclinação, no entanto a maior dificuldade foi o facto de o piso estar molhado, exigindo muita habilidade para não se perder a aderência.

O percurso foi espectacular a todos os níveis, com single tracks do melhor que há e com vários kms. O mais técnico tinha mais de 5km e seguia junto ao rio. Estava tão encostado, que pensei algumas vezes que iria tomar um banho no rio Erges. Tínhamos tudo para a prática do BTT, com trilhos e paisagens espectaculares e até muita fartura nos abastecimentos onde havia,  água, fruta e alimentos energéticos, parecendo até as maratonas do Norte de Portugal.

Estive para desistir no momento em o João Canas passa por mim gritando -oh! velhinho"- porque na descida técnica em calçada romana e aos 38km, bati com o desviador numa pedra e entortando o Drop up. A partir daí, parti mais uma corrente e novidade, o "je" conseguiu reparar (obrigado Sérgio pela informação no Geo Raid), só que as mudanças estavam K.O.!

Ao chegar a Zarza-la-Mayor em terras castelhanas, ofereceram-me assistência técnica e quero agradecer publicamente à organização e à loja Bicigal de Torres Vedras. Reparam-me o Drop up e afinaram-me as mudanças, a DITEC por estar em España até parecia outra muito bem afinadinha, quando perguntei quanto era a despesa, obtive a seguinte resposta: -" são mais 50km que faltam percorrer, boa prova".

Quanto ao Hugo Cordeiro, entrou num rego e andou mais de 15 metros a tentar parar a cabra do mato, mas ela devorava metro após metro. Atrás gritava-se: - Épa! Cuidado que ainda te matas!!!
O homem está fortíssimo e até se manda para o chão, escolhendo o sítio mais fofinho para não ter consequências físicas e materiais.
O Tiago devido ao tamanho do rabo cavalo está imparável.
A nossa delegação de Santarém está no seu maior nível gritando, "Oh!!! Velhinho, Velhinho"....


Classificações dos 533 bttistas nos 100 Km:

77º - Tiago Gomes
84º - Hugo Cordeiro
149º - João Canas
172º - José Carlos

Fica aqui o convite! Bora lá... pró ano rapaziada.

José Carlos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

IMPARÁVEL, NUNO VICENTE VENCE DE NOVO!

Uma vez mais, o nosso campeão Nuno Vicente alcança o lugar cimeiro do pódio! Desta vez aconteceu em Vale de Figueira (Santarém), nos 50 Km.


 
Parabéns Nuno, estamos orgulhosos de ti!


Grande abraço,


Charbel

domingo, 2 de maio de 2010

Passeio 4º Aniversário do CBTT TL - 2 Maio 10

O Clube BTT Trilhos da Lezíria celebrou este domingo mais um aniversário na companhia de sócios, membros, amigos e convidados.
Antes de mais deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os que marcaram presença e que fizeram deste passeio, o de maior participação de sempre. Foram cerca de 90 bttistas entre membros e convidados. Também foi muito agradável ver crianças e mulheres a participarem e alegrarem o passeio.
O dia ajudou e as paisagens deram um colorido especial à volta.
Pelo menos de 2 aspectos obtivémos um feedback imediato muito positivo: as paisagens e o abastecimento.
Creio que mais uma vez não defraudamos as espectativas e mais uma vez o abastecimento foi gabado. Valeu também o esforço do Charbel, Marçal e Sérgio.
Quanto ao percurso, também acreditamos que foi o melhor de sempre, o mais variado e com algumas zonas técnicas e subidas de alguma dificuldade. Ainda assim assumimos que tenham havido algumas confusões em seguir correctamente o percurso já que este não estava marcado e havia muita gente que conhecia o local e por vezes optava por outros troços que não os previstos.

Para nós o facto de ninguém se ter magoado foi o mais importante!

O almoço contou com 46 presenças e também correu muito bem, não faltando o afamado cozido e o vinho de Samora.
Básicamente esperamos que se tenham divertido e que tenham disfrutado das nossas melhores zonas e paisagens... e da nossa companhia também!

Mais uma vez um grande obrigado a todos os presentes e quem nos ajudou na realização deste evento incluindo a Junta de Freguesia de Samora Correia.
PS:ahhh e claro... também à Agência de Seguros Félix em Samora Correia, ao Fernando Costa e à própria Companhia das Lezírias (peço imensas desculpas por este lapso... já era o cansaço!)

Obrigado e até para o ano para o 5º Aniversário do CBTT TL.
Boas pedaladas,

DCB
(CBTT TL)