By Zé Carlos
"Bora lá"... pró ano,
A expressão "Bora lá", estava escrita nas dezenas de indicações do trajecto da maratona de Idanha-a-Nova, espalhadas pelo percurso. Neste evento, participaram cerca de 1300 bttistas vindos dos 4 cantos do País. Foi a 1ª vez que eu participei e digo mais, "bora lá" pró ano rapaziada!
Eu, o Hugo Cordeiro e o Tiago Gomes, saímos de Samora Correia às 6h00 e pelo caminho cruzámo-nos com o nosso companheiro da delegação de Santarém, o João Canas. Chegámos cerca das 8h00 e levantamos os dorsais. Não éramos os únicos participantes da nossa cidade, a equipa SBT também estava representada através do seu elemento Paulo Veiga.
A nossa posição na partida não foi a melhor, pois ficámos a meio do pelotão. Às 9 horas deram a partida simbólica e descemos a calçada romana devagar, devagarinho. Só para dar uma noção das dificuldades, no final da prova (com 100km nas pernas), surge a cereja no topo do bolo! A subida final para o centro de Idanha-a-Nova onde estava instalada a meta, eram cerca de 2 Km sempre a subir, com lajes de pedra e empedrado recuperado com uma enorme inclinação, no entanto a maior dificuldade foi o facto de o piso estar molhado, exigindo muita habilidade para não se perder a aderência.
O percurso foi espectacular a todos os níveis, com single tracks do melhor que há e com vários kms. O mais técnico tinha mais de 5km e seguia junto ao rio. Estava tão encostado, que pensei algumas vezes que iria tomar um banho no rio Erges. Tínhamos tudo para a prática do BTT, com trilhos e paisagens espectaculares e até muita fartura nos abastecimentos onde havia, água, fruta e alimentos energéticos, parecendo até as maratonas do Norte de Portugal.
Estive para desistir no momento em o João Canas passa por mim gritando -oh! velhinho"- porque na descida técnica em calçada romana e aos 38km, bati com o desviador numa pedra e entortando o Drop up. A partir daí, parti mais uma corrente e novidade, o "je" conseguiu reparar (obrigado Sérgio pela informação no Geo Raid), só que as mudanças estavam K.O.!
Ao chegar a Zarza-la-Mayor em terras castelhanas, ofereceram-me assistência técnica e quero agradecer publicamente à organização e à loja Bicigal de Torres Vedras. Reparam-me o Drop up e afinaram-me as mudanças, a DITEC por estar em España até parecia outra muito bem afinadinha, quando perguntei quanto era a despesa, obtive a seguinte resposta: -" são mais 50km que faltam percorrer, boa prova".
Quanto ao Hugo Cordeiro, entrou num rego e andou mais de 15 metros a tentar parar a cabra do mato, mas ela devorava metro após metro. Atrás gritava-se: - Épa! Cuidado que ainda te matas!!!
O homem está fortíssimo e até se manda para o chão, escolhendo o sítio mais fofinho para não ter consequências físicas e materiais.
O Tiago devido ao tamanho do rabo cavalo está imparável.
A nossa delegação de Santarém está no seu maior nível gritando, "Oh!!! Velhinho, Velhinho"....
Classificações dos 533 bttistas nos 100 Km:
77º - Tiago Gomes
84º - Hugo Cordeiro
149º - João Canas
172º - José Carlos
Fica aqui o convite! Bora lá... pró ano rapaziada.
José Carlos
4 comentários:
Uma grande maratona, com um percurso espectacular e magníficas paisagens. Muito melhor que o Portalegre.
Escusado será dizer que eu tive alguma coisa a ver com os problemas do dropout do José Carlos. As pedras normalmente não se mexem....
Velhinho, quando for grande quero ser como tu!!
Fonix, eu não quero ser como o gajo LIVRA!!!!!!!!!!
Já tive o enorme prazer de participar nesta prova logo no 1º ano e apercebi-me que é uma das melhores. As paisagens são do best e os abastecimentos também eram à grande e no 1º até tinha sandes de torresmo e vinho tinto. Houve malta que já não prosseguiu...eheheh
É muito bom!
Aliás pudemos confirmar aquela zona como uma das melhores no nosso passeio de longa distância o ano passado onde passámos pelas aldeias históricas de Idanha, Monsanto, Proença... explendido!!!
havemos de repetir.
abrç e parabéns aos participantes deste ano. Pelo menos curtiram à brava
DCB
Enviar um comentário