quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CBTT TL no Sudoex

by Sérgio Silva

Viva pessoal,
Como é do conhecimento da alguns membros do CTTTL, eu e o Hugo Cordeiro formamos uma dupla, com o intuito de participarmos numa prova de seu nome Sudoex.
O Sudoex foi uma prova que se desenrolou no Barlavento Algarvio passando por algumas praias desertas da costa vicentina, com passagens nas arribas com o Oceano como companhia, a dureza e magnitude do ponto mais alto do sul de Portugal, e alguns dos locais mais recônditos do interior Algarvio.
Decidimos participar nesta prova essencialmente, porque a natureza humana leva-nos à procura de novos limites, novos desafios. Isto já depois de termos realizado uma Ultra-Maratona com 160 Km´s, algumas provas do Geo-Raid, Douro Bike Race bem como algumas provas da Taça de Portugal de Maratonas, sempre com resultados razoáveis.
A superação deste desafio, foi alcançado através da conclusão de duas etapas, uma com 160 Km`s e outra com 60 Km`s com cerca de 6500 metros de desnível acumulado, que colocaram à prova homens, bicicletas e principalmente a eficiência da equipa, que no nosso caso fez uma gestão exemplar da prova. Conseguimos gerir todos os problemas mecânicos das bikes desde furos a correntes partidas, desviadores que deixaram de funcionar e consequente perda de mudanças, mas nada nos abalou pois psicologicamente estávamos muito fortes.
Para concluir, posso dizer que esta prova foi das mais duras que fiz pois as condições climatéricas não ajudaram, choveu muito tornando os trilhos muito pesados. Neste evento participaram 32 equipas, em que apenas quatro concluíram das duas etapas dentro do tempo regulamentar. E nós fomos uma delas!!! A conclusão do Sudoex significou também a entrada num "wall of fame" onde constam os nomes de todos os que conseguiram cruzar a linha de meta nos dois dias, e mais uma vez o CBTT TL tem lá o seu nome inscrito.
Podem consultar os resultados em http://www.sudoex.com/
Abraço e continuação de boas pedaladas.
Sérgio Silva

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Passeio BTT dos Bomb. V. Mora - 24 Out

Boas,

neste domingo 5 elementos do CBTT Trilhos da Lezíria participaram no passeio de BTT em Mora, organizado pelos bombeiros locais: eu, Bruno V., Zé Latas, Luis Mendes, Eduardo. Estavam ainda inscritos o Carlos e o Fernando Costa mas não puderam comparecer. Era um passeio calmo de 60kms e outro de 40kms. Fomos para os 60kms e os primeiros 30kms foram comuns e demasiado softs. Pensei mesmo em desistir e vir embora... aquilo era ainda mais plano que a zona de Samora com um sobe e desce ligeiro. Mas quando se deu a divisão até Pavia o percurso mudou radicalmente, até no próprio piso pois passámos a ter cascalho e laje em pedra, várias subidas, algumas longas, técnicas com pedra solta e rasgos da agua. Uma das subidas culminava num singletrack longo e depois tinhamos uma descida do mais perigoso que podia haver numa prova daquele genero e para a experiência dos participantes pois eram só pedras aguçadas e sem sitio para a roda. O Bruno vinha lançado e desceu aquilo embalado e até mereceu aplausos pois até ali apenas 3 bttistas tinham conseguido descer sem desmontar, disseram no publico (acho que ele também nem tinha bem consciência...eheheh).
Depois ainda nos enganámos no caminho, tivemos mais umas 3 subidas interessantes e mais um singletrack por um vale muito ingreme junto ao rio.

Infelizmente o Luis Mendes não gozou muito pois partiu o drop-out logo aos 8kms e voltou no carro vassoura.
Como vim sempre na roda do Bruno esforcei demasiado o andamento e cheguei aos 50kms "berrei" por completo. Foi um sacrificio para fazer os 65kms. O Zé Latas e o Eduardo também chegaram bem amassados. Foi um passeio interessante e valeu essencialmente pelos ultimos 35kms. Esses sim foram dignos de um bom BTT.

Até a proxima,

DCB

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Monsanto 17.10.10



A convite da malta da Delegação do CBTT TL de Lisboa e dos companheiros do Motoclube Lx fomos, este domingo, até Monsanto para mais uma volta de BTT. Monsanto seria uma estreia para a grande maioria de nós. De Samora fomos 12: eu, Charbel, Galamba, Fernando Costa, Luis Mendes, Zé Carlos, Cassetes, Vitor Amador, Pedro Romão e um amigo dele de Salvaterra (Sancho), e ainda Claudio e José (2 colegas do Fernando do Hiper). À nossa espera estavam mais 7 bttistas de LX (Pegaso, Charuto, Veiga, Costa e outros tantos que já nem me lembro dos nomes... não desfazendo). Assim que iamos iniciar esta epopeia, o Charbel apercebeu-se que se tinha esquecido... do banco!?!?!? (estranho!!) Como tinha ido com o Galambas optaram ambos por fazerem uma corrida pelas redondezas. Depois a meio da volta, no meio do mato, encontramo-los apenas numa bicicleta: um a conduzir e outro no quadro, sentado de lado (que linda imagem...). Mentira...eheheh estava um na bike e o outro a correr ao lado... Mas não deixava de ser engraçado nem que fosse apenas imaginar...ahahahah
A volta em si foi mesmo muito interessante. Começámos com muitos singletracks e foi assim até final. Alguns com excelentes inclinações por meio das arvores e até bastante perigosos. Pouco duro fisicamente (apenas 33-35 kmse 2 subidas dignas desse nome) mas muito técnico. Os Samoras (como nos chamam) mostraram que também sabem fazer singletracks só de um trilho e também sabem desviar-se bem às arvores. Aliás, as 3 quedas que houve foram todas dos anfitriões (Motoclube LX 3 - CBTT TL 0). E uma delas foi mesmo a sério, mesmo em grande! O Charuto, para manter a tradição, deu um valente tralho no ultimo single track a descer já na ida para os carros. Era uma descida brutal, a melhor da volta e havia muita gente a descer. Por entre arvores e raizes... foi sempre a dar até lá abaixo mas o Charuto prendeu a roda da frente numa das raizes e saltou por cima da bike batendo com a cara no chão. A pala do capacete partiu e deixou-lhe o nariz muito maltratado bem como a boca e o olho. O homem ficou esticado no chão e tememos pelo pior. Mas lá se levantou e foi mesmo só cromado. Mas nada bonito! Felizmente o Charuto ainda com uma boa disposição incrivel lá veio e no final ainda se riu com aquilo. Mas hoje deve estar bem dorido. (As melhoras, rapaz).



Só temos a agradecer a hospitalidade da malta de Lisboa por ter proporcionado uma volta muito porreira, com muito sobe e desce, singletrack... parecia um parque de diversões. A paragem na rolote das bifanas para uma mine também caiu que nem ginjas.
Para repetir!

Grande abraço e até à proxima volta.

DCB

domingo, 10 de outubro de 2010

Volta da Capicua (10.10.10) com direito a molha e tudo!


Quisemos celebrar este singular dia de 10.10.10 com um passeio de BTT juntando 20 bttistas. Os nossos amigos do Motoclube de Lisboa acederam ao convite e trouxeram também alguns amigos do Motoclube de Massamá. Foi uma volta caseira pelo canal até a Aldeia do Peixe e depois até a Asseisseira. Na Aldeia do Peixe dividimos o grupo em 2 e o Vasco e o Eduardo conduziram um pequeno grupo no regresso mais curto onde se incluia a Nélia Santos do Motoclube de LX que se portou muito bem mesmo. Foi a sua 1ª ou 2ª vez mas foi sempre até ao fim e sem quedas.
O Pegaso lá convenceu o carinhosamente chamado "Panças" para vir pelo caminho mais longo (ahhh e tal... são só mais 20kms e sempre a direito! Não sejas maricas e tal...). Gostava de saber com quem é que ele aprendeu esta arte de motivar (ou enganar) o proximo?
Bom... o Panças lá aceitou e o resultado foi... vir desde a Barrosa a reboque, a ser empurrado e em sofrimento, coitado do rapaz!



(espero que não se chateie de colocar aqui a foto. Isto não é nada que nós não presenciássemos já várias vezes. Já aconteceu praticamente a todos nós também.)
Para ajudar, e a faltar meia hora para o final fomos brindados com uma carga de agua enorme, uma trovoada incrivel que nem dava para escoar na estrada... era água por todo o lado. Foi até ao osso! eheheh
Mas foi um excelente passeio com a malta a divertir-se (tirando o pobre coitado) e num excelente ambiente de convivio, como é normal. Nem a chuva estragou isso!
Aos que participaram espero que tenham gostado e até à proxima semana.

Abraço

DCB

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Geo-Raid 2010: chegou ao fim

by José Carlos

Aqui fica o balanço da nossa participação no Geo Raid 2010,
550 km em 6 dias com 20.000 metros de acumulado aproximadamente.
Em 2009 numa conversa sobre bikes decidimos participar pela 1ª vez numa das etapas desta mítica prova.
As 2 equipas eram representadas pelo Zé Pereira e o Sérgio, a 2ª equipa João Canas e José Carlos.
A nossa experiencia era tanta que uma equipa enganou-se e fez o percurso do 2º dia na primeira etapa da Serra da Estrela.
Quanto à minha participação terminou aos 38km devido a uma queda num sítio onde só eu é que fui ao tapete.
Destacamos a performance do João Canas que mostrou o que era saber sofrer. Parabéns campeão.
Não ficamos satisfeitos e resolvemos participar novamente mas em cheio nas 3 etapas (S. Pedro do Sul, Estrela e Montalegre).
Desta vez melhor preparados, as equipas eram constituídas João Canas mais o Druida João Almeida, Sérgio e José Carlos.
As 2 primeiras etapas fiz com o Sérgio e a ultima etapa com o Manuel Melo do CDC Faiões.
Infelizmente o Sérgio teve que ficar por Samora Correia devido a compromissos profissionais de ultima hora.
Agradeço publicamente ao Sérgio a sua participação sabendo que muitas vezes andou a pastar a vaca enquanto eu sofria a pedalar, não foi fácil pois o homem tinha que pôr o travão e a vontade era acelerar, mas fico feliz por ele ter encontrado um parceiro à altura onde irão participar no Sudoex no próximo fim de semana, o Hugo Cordeiro.
O Geo Raid 2010 fechou com chave de ouro em Montalegre e os ares de Trás os Montes deram-me forças suplementares, o meu parceiro de ultima hora foi o atleta Manuel Melo sub-23 deixando de ir à maratona das cebolas em Vila Pouca de Aguiar para me acompanhar nesta epopeia, com um currículo cheio de vitórias mostrou ser campeão como atleta e como homem, um grande bem haja pela companhia e ás dezenas de incentivos um óptimo trabalho de equipa.



Percursos espectaculares, andamos nestes 2 dias sempre a mais de 1000 metros de altitude os trilhos eram todos cicláveis, as zonas de perigo estavam sinalizadas com a presença do Staff e Bombeiros





Éramos umas 150 equipas e os resultados ultrapassaram as nossas expectativas.

Classificação Etapa Montalegre 1ª etapa
1º-X-Performance Leão Pinto - José Soro 5:20:00
2º-Biozone Pharma RBikes Carlos Vitorino (Gary Ficher)-Alexandre Esteves 5:59:25
3º-Casa Benfica Tomar 1 6:30:00
------
------
27º- CDC Faiões/CBTT TL José Carlos- Manuel Melo 7:26:30
58º- BTZ Mação João Canas/João Almeida 8:04:32


Classificação 2ª etapa Montalegre

1º-X-Performance Leão Pinto - José Soro 3:29:30
2º-Casa Benfica Tomar 1 3:32:00
3º-Team Carbbon 3:36:10
------
------
24º- CDC Faiões/CBTT TL José Carlos- Manuel Melo 4:23:27
54º- BTZ Mação João Canas/João Almeida 4:49:59

CLASSIFICAÇÃO FINAL
24º CDC Faiões/CBTT TL
54º BTZ MAÇÂO




Abraço

José Carlos