segunda-feira, 14 de março de 2011

Maratona do Sardoal

Houve vários participantes de Samora na maratona do Sardoal, este domingo dia 14 Março. Eu... fui a reboque, aproveitando uma vaga do Ricardo Simões dos Bombeiros de Samora que à ultima hora não pode ir. Fui com o Eduardo, o Pedro Romão, o Paulo(mecanico), o Ruben, o Sancho e o António de Salvaterra. Depois também estavam lá alguns elementos do SBT.
Bom, logo pela manhãnzinha o cenário não era auspicioso nem convidativo. Chovia a cantaros e foi debaixo de chuva que nos vestimos, preparámos as bikes, fomos para a meta! Ainda nem tinhamos começado e já estávamos todos enxarcados e a tremer... Foi duro!!! Muito duro!!! Os 1ºs kms eram a frio e custou bastante, mas depois parou e a paisagem também se tornou simplesmente espetacular e passou a valer muito a pena apanhar essa molha. Andámos muito junto ao Sardoal mas foi quando saimos para o lado de Mação que a coisa se tornou mesmo muito, muito boa! Não era nada de novo pois para mim essa é das melhores zonas para o BTT. Grandes vales, grandes subidas, grandes paisagens com rios de agua limpida a passar. A maioria foi para os 35kms (quase 1000 metros de acumulado) e apenas o Sancho e o Ruben foram para os 65kms. A malta dos 35kms vieram sempre juntos, no relax, a conviver, a parar nos abastecimentos. Não houve nenhum azar como quedas ou furos. Aliás, o Pedro vem até muito chateado pois ia preparado com desviadores, ferramentas, cabos suplentes e nem um furinho, nem um roleto partido... nada!?!?!?
O terreno estava muito duro e pesado. Havia alguma lama mas felizmente era daquela que saía logo e não colava. Não era um percurso muito tecnico, tinha apenas 2 singletracks mas tinha era umas 4-5 subidas bem longas.
Em termos de organização correu bem, bem sinalizado, pontuais, banhos com pouca agua mas quente, o almoço era bom mas estava mal organizado pois tinhamos uma fila de 40 minutos para almoçar (40 minutos!!!).

Foi uma grande molha mas ainda assim acreditem que todos gostámos muito. Foi muito porreiro. Se não chovesse daquela maneira tinha sido mesmo perfeito.

É um passeio a repetir... ou pelo menos é uma zona a visitar mais vezes.

DCB

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos,

No passado Domingo, parece que o pessoal se assustou com a chuva. Fizeram mal em não andar pois a manhã ficou excelente.

Apenas eu e o Emanuel comparecemos junto à Ribapedal. Fizemos uma volta muito agradável de 30 Km!

Abraço,

Charbel

Anónimo disse...

Boas,

Eu, o Tó e o Marco, fomos fazer à prova da Glória BTT.
Apanhamos um pouco de chuva no início, mas depois ficou um excelente dia para a pratica de BTT.
Foi uma prova muito dura, muita água, muita lama, um sobe e desce constante, com linhas de água a tapar mais de meio da bike. Mas correu tudo 5 estrelas.
Um Abraço,

Xando