terça-feira, 20 de abril de 2010

Geo-raid 2010 - 10 Abril

by José Carlos

O Geo-Raid 2010 teve inicio em São Pedro do Sul com a participação da delegação de Santarém (João Canas, e um membro da Bike zone da mesma cidade João Almeida) e de Samora Correia participaram o Sérgio Silva e o José Carlos.
Para participar neste tipo de prova é necessário ter um enorme espírito de equipa e sofrimento devido ás dificuldades que são muitas e a cada esquina.
Todo o trajecto é feito por GPS e a 1ª etapa foi feita debaixo de um sol brilhante passando por algumas paisagens de montanha mais bonitas de Portugal, serras de São Macário e da Freita em plano de fundo.
Etapa duríssima com 110 km e 4000 metros de acumulado, sofri, sofri como nunca em cima da bicicleta, optamos por levar as Epic o que nos ajudou imenso, devido ás enormes dificuldades técnicas do percurso a zona mais difícil a descida para a aldeia de Drave. A chegada a esta aldeia abandonada é feita por uma calçada muito degradada e a subida encontra-se na mesma situação, foram cerca de 7km feitos a pé, e lá no alto víamos os outros participantes num cenário do outro mundo, a dureza não ficava por aqui foram 110km de perder o fôlego da cumeada.
Numa zona de alcatrão parti a corrente em 3 sítios (incrível só a mim...) mas os deuses da BTT estavam connosco o especialista do nosso Team Sérgio Silva num abrir e fechar de olhos reparou e ainda bem que levamos muitos elos de engate, e assim continuamos esta epopeia.
Pedalamos mais de 10horas, sofri nas subidas e o Sérgio até metia impressão nunca passou do parâmetro nas subidas tinha que travar para me acompanhar. Nesta prova temos sempre ir juntos com mais de 10'' de distância somos penalizados.
O objectivo foi cumprido pois terminamos dentro do tempo e entre as 150 equipas ficamos no 91º lugar nesta etapa, com um nível altíssimo, os vencedores o Team Gold Nutrition com Vítor Gamito e José Silva.
A 2ª etapa foi mais soft com cerca de 70km e a morder a serra do Caramulo com 3000 metros de acumulado.
Esta etapa tinha um sabor mais suave mas com dificuldades extra e muita beleza distribuída pelos singles-tracks, um deles tinha cerca de 3km, para os amantes do BTT era a cereja em cima do bolo e pouco depois vinha a subida com muita dureza passando por calçadas que dificultavam a progressão.
Devido ao piso e alguns estradões esta etapa foi feita a grande velocidade até parecia uma maratona, no final mais um single-track a fazer subir a adrenalina.
Os vencedores desta 2ª etapa não trouxe novidades, os atletas Vítor Gamito e José Silva foram novamente os mais fortes.
Nós acabamos na 81º lugar na geral com os objectivos cumpridos mas sinceramente tenho pena de não ter uns anos a menos para ir com outro ritmo porque o Sérgio bem merece um companheiro à sua altura.
Já estão disponibilizadas as imagens oficiais e vídeos da prova www.geo-raid.com
O Geo-raid continua já no dia 10 e 11 de Julho na serra da Estrela obviamente com a nossa participação.

Boas pedaladas

José Carlos

5 comentários:

PauloMV disse...

São Pedro do Sul, a terra dos meus pais! Passava lá as férias grandes quando era mais novo. Tem Paisagens bastante bonitas e a Serra de São Macário é uma maravilha para passear com muitas aldeias escondidas, sendo a mais conhecida a Aldeia da Pena.
Quanto ao Geo-Raid apesar da sua dureza, certamente foram recompensados pela beleza da zona :)
Parabéns pela boa performance!

PV

Anónimo disse...

Viva pessoal,

Zé essa do companheiro à altura deves-te tár a referir à altura em cm não!!! Olha qua a diferença não é muita.

O que interessa é que desfrutei de dois dias de BTT do melhor que há em Portugal e isso para mim é que insteressa.

Já agora deixo aqui também um agradecimento às equipas compostas pelo João Canas/João Almeida e Nuno Lima/Tiago Nunes (pessoal do BTZ Mação e de Santarém para quem não conhece) pelo convívio e camaradagem entre estas equipas, especialmente ao João Almeida pelas dicas nutricionais e ao funcionamento dos GPS.

Até breve,

Sérgio Silva

Unknown disse...

Pessoal, o que interessa mesmo é terem participado e mais ainda, terem chegado ao fim de uma prova tão dura.

4000 mt de acumulado num dia só!!! É obra. Parabéns por isso!

Zé Carlos... não desanimes pois foi fruto de alguma má recuperação ou cansaço.
Volta à carga mas com calma e com método!

saudações,

DCB

Unknown disse...

Boas,

Desta vez não vos pode acompanhar com muita pena minha fiquei na bancada. Já sabia que ia ser duro mas espectacular depois de ver as fotos e vídeos e ter falado convosco ainda fiquei com mais água na boca.

Vamos ver se para o ano consigo ter condições para concretizar esta aventura, acho mesmo que o maior problema vai ser encontrar alguém à minha altura, porque ainda não vi por esses trilhos fora ninguém com 1.98m de altura, lolol!!!!

Abraço
HCordeiro

P.S. Zé no teu caso não será treina que isso passa, mas descansa mais que isso passa.....

CHARBEL disse...

Olá pessoal,

Parabéns por mais esta magnífica epopeia. Vocês estão imparáveis!

Grande Zé Carlos, não restam dúvidas...és o maior, já deves ter para ai 2 metros, eh, eh, eh, eh! És o ídolo destes rapazes, eles vão-te moendo a cabeça de vez em quando, mas no fundo adoram-te, mesmo do coração, principalmente o Hugo, eh, eh, eh!

Agora, acompanhar o Sérgio não deve ser mesmo nada fácil, nem com uns binóculos, eh, eh, eh

Grande abraço,

Charbel