quarta-feira, 12 de maio de 2010

"BORA LÁ"..., PRÓ ANO!

By Zé Carlos



"Bora lá"... pró ano,



A expressão "Bora lá",  estava escrita nas dezenas de indicações do trajecto da maratona de Idanha-a-Nova, espalhadas pelo percurso. Neste evento, participaram cerca de 1300 bttistas vindos dos 4 cantos do País. Foi a 1ª vez que eu participei e digo mais,  "bora lá" pró ano rapaziada!

Eu, o Hugo Cordeiro e o Tiago Gomes, saímos de Samora Correia às 6h00 e pelo caminho cruzámo-nos com o nosso companheiro da delegação de Santarém, o João Canas. Chegámos cerca das 8h00 e levantamos os dorsais. Não éramos os únicos participantes da nossa cidade, a equipa SBT também estava representada através do seu elemento Paulo Veiga.

A nossa posição na partida não foi a melhor, pois ficámos a meio do pelotão. Às 9 horas deram a partida simbólica e descemos a calçada romana devagar, devagarinho. Só para dar uma noção das dificuldades, no final da prova (com 100km nas pernas),  surge a cereja no topo do bolo! A subida final para o centro de Idanha-a-Nova onde estava instalada a meta, eram cerca de 2 Km sempre a subir, com lajes de pedra e empedrado recuperado com uma enorme inclinação, no entanto a maior dificuldade foi o facto de o piso estar molhado, exigindo muita habilidade para não se perder a aderência.

O percurso foi espectacular a todos os níveis, com single tracks do melhor que há e com vários kms. O mais técnico tinha mais de 5km e seguia junto ao rio. Estava tão encostado, que pensei algumas vezes que iria tomar um banho no rio Erges. Tínhamos tudo para a prática do BTT, com trilhos e paisagens espectaculares e até muita fartura nos abastecimentos onde havia,  água, fruta e alimentos energéticos, parecendo até as maratonas do Norte de Portugal.

Estive para desistir no momento em o João Canas passa por mim gritando -oh! velhinho"- porque na descida técnica em calçada romana e aos 38km, bati com o desviador numa pedra e entortando o Drop up. A partir daí, parti mais uma corrente e novidade, o "je" conseguiu reparar (obrigado Sérgio pela informação no Geo Raid), só que as mudanças estavam K.O.!

Ao chegar a Zarza-la-Mayor em terras castelhanas, ofereceram-me assistência técnica e quero agradecer publicamente à organização e à loja Bicigal de Torres Vedras. Reparam-me o Drop up e afinaram-me as mudanças, a DITEC por estar em España até parecia outra muito bem afinadinha, quando perguntei quanto era a despesa, obtive a seguinte resposta: -" são mais 50km que faltam percorrer, boa prova".

Quanto ao Hugo Cordeiro, entrou num rego e andou mais de 15 metros a tentar parar a cabra do mato, mas ela devorava metro após metro. Atrás gritava-se: - Épa! Cuidado que ainda te matas!!!
O homem está fortíssimo e até se manda para o chão, escolhendo o sítio mais fofinho para não ter consequências físicas e materiais.
O Tiago devido ao tamanho do rabo cavalo está imparável.
A nossa delegação de Santarém está no seu maior nível gritando, "Oh!!! Velhinho, Velhinho"....


Classificações dos 533 bttistas nos 100 Km:

77º - Tiago Gomes
84º - Hugo Cordeiro
149º - João Canas
172º - José Carlos

Fica aqui o convite! Bora lá... pró ano rapaziada.

José Carlos

4 comentários:

João Canas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Canas disse...

Uma grande maratona, com um percurso espectacular e magníficas paisagens. Muito melhor que o Portalegre.

Escusado será dizer que eu tive alguma coisa a ver com os problemas do dropout do José Carlos. As pedras normalmente não se mexem....

Velhinho, quando for grande quero ser como tu!!

Unknown disse...

Fonix, eu não quero ser como o gajo LIVRA!!!!!!!!!!

Daniel C. Brites disse...

Já tive o enorme prazer de participar nesta prova logo no 1º ano e apercebi-me que é uma das melhores. As paisagens são do best e os abastecimentos também eram à grande e no 1º até tinha sandes de torresmo e vinho tinto. Houve malta que já não prosseguiu...eheheh
É muito bom!
Aliás pudemos confirmar aquela zona como uma das melhores no nosso passeio de longa distância o ano passado onde passámos pelas aldeias históricas de Idanha, Monsanto, Proença... explendido!!!

havemos de repetir.

abrç e parabéns aos participantes deste ano. Pelo menos curtiram à brava

DCB