terça-feira, 26 de abril de 2011

Erra - 25 Abril - Viva o 25 de Abril

Este feriado, 5 elementos do CBTT TL (Marco, Daniel, Xando, Emanuel, Luis Mendes) e ainda o Bento, Pisco e Perinhas optaram por ir até ao tão famoso passeio da Erra do 25 de Abril. Estava lá também o pessoal amigo da Gráfica de Benavente. A Erra fica perto de Coruche e numa zona muito porreira para o BTT, das melhores de toda a nossa região. Para mim um pouco melhor que a Glória e Almeirim pois tem maior desnivel e a paisagem ainda mais interessante.



Um dos grandes atractivos é que todo o passeio é de borla, desde a inscrição, abastecimento (muito simples, claro) e o almoço pois está inserido nas comemorações da Junta Freguesia do 25 Abril.´Parece mentira... mas é verdade!
No que diz respeito ao percurso havia 25kms e 50 kms (que acabaram por ficar em 60kms). Os 1ºs 20kms foram bem durinhos e com um bom nivel de tecnica, Singletracks a descer e a subir, rasgos nas estradas, ribeiros e valas. Foi numa dessas valas que o Marco arriscou passar e deu uma valente queda. Ficou magoado no ombro e optou por cortar a meio, no abastecimento. Ia um pouco maltratado. As melhoras Marco!


Essa parte do percurso também fez mossa no Xando que praticamente desidratou e no Pisco que teve 2 quedas. Todos viraram no abastecimento para os 25kms. Segui com o Emanuel e o Luis para os 50kms. Mas apartir do abastecimento o percurso tornou-se mais plano e com 3 estradões mais rolantes. Por um lado perdeu algum interesse mas pelo outro se fosse todo igual aos 1ºs 20kms... ia ser penoso... ia, ia. Ressalvo apenas ausencia de indicações de perigo em zonas que eram mesmo perigosas e tendo em conta que havia lá miudos pequenos, raparigas e pessoas totalmente inexperientes.

Houve mais uma queda do Luis numa das descidas perigosas com rasgos mas nada de grave. Para o fim o acumulado já fazia mossa no Emanuel que ainda sofreu um pouco para o final. Tivemos que abrandar bem o ritmo... é assim... também tem que se sofrer para um dia poder fazer belas voltas e desfrutar em pleno destes belos locais. Mais 2-3 tareias destas e vai ao sitio.



No final tinhamos o almoço: febras, entremeadas bem temperadas e acabadas de assar e umas sardinhas para arrematar. Bem boas que estavam!!! A malta da Gráfica também se portou muito bem nesta parte da prova e iam bebendo o vinho todo aos homens. Acho que para o ano para eles já não vai ser de borla...eheheh.

Passeio muito interessante e fomos muito bem recebidos.

Este passeio fica já marcado na nossa agenda!

DCB

1 comentário:

CARLOS disse...

Tambem la fui estava tudo çinco estrelas os primeiros 25k fouram simplesmente espetaculares mas muito duros mas é para repetir .NÓS cá em samora tambem temos algus bos lucais para fazer algumas coisas bem bonitas tambem .só é pena que esteja tudo fechado mas vamos esperar que as coisas mudem um dia .boas pedaladas para toudos