domingo, 10 de abril de 2011

Mação - sempre a subir


Boas, este sabado a volta foi até aos sinuosos montes de Mação e arredores. Do CBTT TL fui apenas eu e o Pegaso. Da Gráfica de Benavente foram 6: Joaquim, Bruno Nepumuceno, Bruno, Jorge, Alexandre e Paulo. O passeio era informal e organizado pelo Canas e pelo pessoal do BTZ Mação. Havia 2 opções: a curta de 62kms e outra de 94kms. Fomos todos juntos até aos 13kms e depois separámo-nos e acabámos (eu, Pegaso e o pessoal de Benavente) por ir sozinhos para o caminho mais curto e guiados pelo GPS. Realmente é uma grande invenção... uma pessoa vai a todo lado, pelos lugares mais reconditos e extremos.


Ainda tivemos 1-2 enganos mas depressa retomamos o trilho. Em termos de percurso não era novidade que ia ser duro e belo. E não decepcionou. Muitas e muitas subidas... muitas e longas... sempre a subir. Deu mesmo a sensação que eram mais subidas que descidas. Até aos 40kms foi duro mas iamos na boa, sem mazelas e sem grande cansaço. O ritmo era lento e por isso iamos bem fisicamente. Ainda parámos em Chão de Codes e bebemos umas mines para restabelecer. Depois os kms seguintes foram mesmo a doer. É que as subidas eram um pouco mais curtas mas muito mais inclinadas e após 3-4 belas rampas, em cima dos 40kms que traziamos, desgastaram-nos bastante. Para o fim eram 10kms em alcatrão mas já foi com algum sacrificio. Talvez com menos 10kms e ainda tinha sido mais espetacular. Foram quase 6 horas de bike.


Passámos por 4 singletracks (o ultimo deles não tinha saida e andámos uns minutos meio perdidos), 2 deles por dentro de aldeias de pedra, passámos por 2-3 ribeiros com agua pelo joelho. Agua limpida e paisagens brutais. Quando chegámos ao fim era unanime que tinha sido das voltas mais duras que fizémos mas também das mais belas. Felizmente não houve quedas nem avarias ou furos.
Aquela zona é de puro e duro BTT aliado a uma paisagem de cortar a respiração. Montes, vales, aldeias de pedra, ribeiros, quedas de agua...



No final foram 63kms e mais de 1800m de acumulado.
Para o ano estou lá outra vez! Todos os anos esperop ir a Mação pois mesmo com alguma dureza e sofrimento vale bem a pena.
Obrigado também ao Canas por proporcionar estas grandes aventuras de BTT.

Abrç
DCB

PS: então e o resto do pessoal? Alguém foi à volta da bifana da junta freguesia?

E os participante do SRP160? Como correu?

1 comentário:

João Canas disse...

Espero que tenham desfrutado ao máximo dos nossos trilhos.
O BTZ Mação irá em breve criar um departamento só para o pessoal de Samora, pois o café Emigrante vai passar a pagar comissões pelos consumo de minis......

Um grande abraço.