terça-feira, 26 de abril de 2011

Erra - 25 Abril - Viva o 25 de Abril

Este feriado, 5 elementos do CBTT TL (Marco, Daniel, Xando, Emanuel, Luis Mendes) e ainda o Bento, Pisco e Perinhas optaram por ir até ao tão famoso passeio da Erra do 25 de Abril. Estava lá também o pessoal amigo da Gráfica de Benavente. A Erra fica perto de Coruche e numa zona muito porreira para o BTT, das melhores de toda a nossa região. Para mim um pouco melhor que a Glória e Almeirim pois tem maior desnivel e a paisagem ainda mais interessante.



Um dos grandes atractivos é que todo o passeio é de borla, desde a inscrição, abastecimento (muito simples, claro) e o almoço pois está inserido nas comemorações da Junta Freguesia do 25 Abril.´Parece mentira... mas é verdade!
No que diz respeito ao percurso havia 25kms e 50 kms (que acabaram por ficar em 60kms). Os 1ºs 20kms foram bem durinhos e com um bom nivel de tecnica, Singletracks a descer e a subir, rasgos nas estradas, ribeiros e valas. Foi numa dessas valas que o Marco arriscou passar e deu uma valente queda. Ficou magoado no ombro e optou por cortar a meio, no abastecimento. Ia um pouco maltratado. As melhoras Marco!


Essa parte do percurso também fez mossa no Xando que praticamente desidratou e no Pisco que teve 2 quedas. Todos viraram no abastecimento para os 25kms. Segui com o Emanuel e o Luis para os 50kms. Mas apartir do abastecimento o percurso tornou-se mais plano e com 3 estradões mais rolantes. Por um lado perdeu algum interesse mas pelo outro se fosse todo igual aos 1ºs 20kms... ia ser penoso... ia, ia. Ressalvo apenas ausencia de indicações de perigo em zonas que eram mesmo perigosas e tendo em conta que havia lá miudos pequenos, raparigas e pessoas totalmente inexperientes.

Houve mais uma queda do Luis numa das descidas perigosas com rasgos mas nada de grave. Para o fim o acumulado já fazia mossa no Emanuel que ainda sofreu um pouco para o final. Tivemos que abrandar bem o ritmo... é assim... também tem que se sofrer para um dia poder fazer belas voltas e desfrutar em pleno destes belos locais. Mais 2-3 tareias destas e vai ao sitio.



No final tinhamos o almoço: febras, entremeadas bem temperadas e acabadas de assar e umas sardinhas para arrematar. Bem boas que estavam!!! A malta da Gráfica também se portou muito bem nesta parte da prova e iam bebendo o vinho todo aos homens. Acho que para o ano para eles já não vai ser de borla...eheheh.

Passeio muito interessante e fomos muito bem recebidos.

Este passeio fica já marcado na nossa agenda!

DCB

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sertã - Selinda BTT - 17.04.2011

by Xando

- Sertã 35 Km - 700 m de acumulado
Do Clube BTTTrilhos da Lezíria participaram o Tó, Marco e o Xando (2h 34m). Partimos de Samora Correia às 19:20h de sábado (16/4/2011) em direcção à Sertã, chegámos por volta das 21:15h. Jantámos e pernoitámos em casa dos familiares do Tó.
No domingo a alvorada foi às 7:00h, inspecionámos todo o material e estávamos prontos para começar a prova.
O dia estava propício para atividade do BTT, céu limpo e tempo bastante quente. A partida foi dada às 9:10h. O arranque foi calmo e sem atropelo, e houve logo a separação dos 35 Km e dos 70 Km . A nossa marcha era moderada, pois queríamos disfrutar ao máximo a paisagem.
O percurso tinha uma marcação excelente, os trilhos eram espectaculares, com um nível de inclinação bastante acentuado, passando por aldeias e por terrenos privados.
O abastecimento de líquidos e sólidos foi ao Km 16, oferecendo águas, sumos, cervejas, sandes variadas, fruta, barras energéticas, enfim, bastante variedade. Havia depois outro só de liquídos .
Nos Km seguintes rolamos por bons trilhos, com subidas de alguma inclinação e descidas de dar gás a fundo.
Quanto aos single tracks... eram de cortar a respiração ! Foram roçados por entre o arvoredo e densos arbustos formando autênticos túneis sem deixar entrar o sol. Com um nível de técnica bastante elevado, pois o mínimo erro dava direito a um voo para cima das silvas.
Em suma, correu tudo muito bem, sem quedas, e, para mim foi a melhor prova em que participei.
A organização está de parabéns pelo evento que realizou.
Em relação aos brindes, ofereceram uma toalha de banho bordada com o símbolo da Selinda BTT, porta-chaves, fitas de pescoço, pin da vila da Sertã e folheto informativo sobre os locais turísticos e sobre a gastronomia do concelho da Sertã.
Para o ano lá estaremos outra vez !!!

Xando

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SRP - 160kms

by Sérgio Silva

Viva pessoal,

Como sabem eu e o Hugo participamos no Serpa 160 Km`s. Este ano em comparação com o ano anterior não choveu, o que nos levou a pensar que este ano iríamos fazer a distância em menos tempo. Mas já lá vamos...



Partimos de Samora Correia às 05:00 horas da manhã, a partida da maratona deu-se às 8 horas com algum alarido em relação à localização do controlo 0, pois este encontrava-se praticamente debaixo da baliza de partida, quanto ao percurso estava muito bem marcado atendendo à distância acho até que estava espectacularmente bem marcado e com abastecimentos praticamente de 20 em 20 Km`s sempre bem compostos quer em sólidos/líquidos e ainda em todos eles existia sempre óleo lubrificante à discrição para lubrificar as respectivas bikes.



O percurso era bom, bastante ondulado com algumas subidas íngremes e respectivas descidas, passamos ainda alguns ribeiros, que no ano anterior pareciam rios. Percorremos Km`s e Km`s num Alentejo muito recôndito não se verificando qualquer vestígio de civilização.

Quanto ao pormenor de fazermos a distância em menos tempo do que no ano anterior, como já devem ter percebido não o fizemos. Pois este ano ao contrário do ano passado tivemos alguns azares com furos que nos fizeram perder algum tempo mas a pior aconteceu com a minha bike, que estava a começar a perder peças pelo caminho, quando ao Km 50 o brain do amortecedor traseiro começa a abanar de tal maneira que quase batia nos raios do aro, assim que parei fiquei de tal maneira desanimado que disse logo ao Hugo que ficava no próximo abastecimento e que a partir dali ele iria seguir sem a minha companhia, 2 Km`s depois chegamos ao tal abastecimento e o Hugo disse que iríamos tentar resolver o problema. O homem agarra numa daquelas fitas de plástico que normalmente servem para marcar o percurso e disse: amarramos isso com esta fita. Entretanto uns companheiros de prova chegam-se perto de nós verificando a nossa azafama para desenrascarmos a coisa... e oferecem-nos duas abraçadeiras de plástico para reforçarmos o atilho, encantados da vida e desde já gratos pela atitude, conseguimos cumprir a distância, e o mais importante de tudo é que ainda assim conseguimos desfrutar bastante do percurso.

Já agora cumprimos a distância em 8 horas e 30 minutos, podem consultar os tempos de prova em www.srp160.com/

Continuação de boas pedaladas,

SS

domingo, 10 de abril de 2011

Mação - sempre a subir


Boas, este sabado a volta foi até aos sinuosos montes de Mação e arredores. Do CBTT TL fui apenas eu e o Pegaso. Da Gráfica de Benavente foram 6: Joaquim, Bruno Nepumuceno, Bruno, Jorge, Alexandre e Paulo. O passeio era informal e organizado pelo Canas e pelo pessoal do BTZ Mação. Havia 2 opções: a curta de 62kms e outra de 94kms. Fomos todos juntos até aos 13kms e depois separámo-nos e acabámos (eu, Pegaso e o pessoal de Benavente) por ir sozinhos para o caminho mais curto e guiados pelo GPS. Realmente é uma grande invenção... uma pessoa vai a todo lado, pelos lugares mais reconditos e extremos.


Ainda tivemos 1-2 enganos mas depressa retomamos o trilho. Em termos de percurso não era novidade que ia ser duro e belo. E não decepcionou. Muitas e muitas subidas... muitas e longas... sempre a subir. Deu mesmo a sensação que eram mais subidas que descidas. Até aos 40kms foi duro mas iamos na boa, sem mazelas e sem grande cansaço. O ritmo era lento e por isso iamos bem fisicamente. Ainda parámos em Chão de Codes e bebemos umas mines para restabelecer. Depois os kms seguintes foram mesmo a doer. É que as subidas eram um pouco mais curtas mas muito mais inclinadas e após 3-4 belas rampas, em cima dos 40kms que traziamos, desgastaram-nos bastante. Para o fim eram 10kms em alcatrão mas já foi com algum sacrificio. Talvez com menos 10kms e ainda tinha sido mais espetacular. Foram quase 6 horas de bike.


Passámos por 4 singletracks (o ultimo deles não tinha saida e andámos uns minutos meio perdidos), 2 deles por dentro de aldeias de pedra, passámos por 2-3 ribeiros com agua pelo joelho. Agua limpida e paisagens brutais. Quando chegámos ao fim era unanime que tinha sido das voltas mais duras que fizémos mas também das mais belas. Felizmente não houve quedas nem avarias ou furos.
Aquela zona é de puro e duro BTT aliado a uma paisagem de cortar a respiração. Montes, vales, aldeias de pedra, ribeiros, quedas de agua...



No final foram 63kms e mais de 1800m de acumulado.
Para o ano estou lá outra vez! Todos os anos esperop ir a Mação pois mesmo com alguma dureza e sofrimento vale bem a pena.
Obrigado também ao Canas por proporcionar estas grandes aventuras de BTT.

Abrç
DCB

PS: então e o resto do pessoal? Alguém foi à volta da bifana da junta freguesia?

E os participante do SRP160? Como correu?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prestação dos atletas de Samora no G100 em Grandola

Esta prova de Grandola ainda continua a ser um prova marcante do panorama nacional de BTT embra já não tenha a mesma relevância em termos puramente competitivos que têm outras actualmente.
Não sei como foi concretamente mas vi há pouco as classificações do pessoal de Samora no G100 em Grandola este domingo. O Sergio fez 28º (com 4h52m, mais 32m que o vencedor), o Nuno Vicente fez 5º, o Tiago fez 42º, o Hugo fez 44º e o Zé Carlos não vejo, creio que partiu o drop-out.
De qualquer das formas parabéns a todos e em especial ao Sergio que representou bem o nosso clube. Ainda não arranjou outro corajoso membro do CBTT TL que o acompanhe...ehehhe

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Passeio da Sardinha assada em Benavente - 3 Abril

Boas, este domingo o CBTT TL participou no passeio da Sardinha Assada de Benavente. Eramos 9 do clube: Eu, Carlos Fernandes, Carlos Valente, Emanuel, Fernando Ferreira, Luis Mendes, Eduardo, Xando e Marco. E ainda o Pedro Romão e o pessoal da Ribapedal. Estavam lá também o pessoal amigo do Motoclube de Lisboa. Fomos todos para os 50kms que na realidade eram 58kms. O percurso foi pela zona do canal dos Foros de Salvaterra, depois demos a volta à barragem de Magos, São Brás, Asseisseira, Coutada Velha e Benavente.
Sabiamos de antemão que era um passeio puramente ludico e descontraido... por isso não esperavamos competição nem uma organização muito elaborada e pomposa. Foi tudo muito simples, com alguns precalços nomedamente umas falhas nas marcações e umas falhas ao almoço. Mas nada de muito grave! Podiam tambem evitar mais o alcatrão.
Foi um passeio muito simples e agradável e valeu pela descontração e pelo convivio.

Contem connosco para uma próxima