quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A PENSÃO BRITES.

By Sérgio Silva



Olá amigos,

Na passada 5ª feira recebemos a confirmação do Matias! Já tinha a nova Bike do Hugo na sua loja.

Fiquei um pouco renitente em aceitar logo o convite para ir a Verim para ir buscá-la e aproveitar para fazer algum BTT com o pessoal, pois neste fim de semana que passou realizou-se o Festibike em Santarém.
Por fim aceitei, principalmente porque a camaradagem era boa e a zona onde fomos andar é espectacular para a prática do BTT.
Depois de termos a bike nova em nosso poder, regressámos a Chaves mais concretamente a Faiões onde residem os sogros do Zé Carlos. Fomos recebidos com um belo almoço, à base de cabrito e só vos posso dizer que estava divinal!
Chegou então a hora do BTT. O Zé combinou o local de partida com o André Eanes, um autóctone de Faiões que eu já conhecia de anteriores visitas e que aproveito para apresentar.
Participa na Taça de Portugal de XCO e Campeonato Nacional da Modalidade. Este ano no Campeonato Nacional de XCO, no escalão Sub. 23, ficou em 3ºlugar, e participou em duas provas da taça do Mundo de XCO, uma em Espanha e outra na Áustria.
Comparecemos no local combinado, eu, o Zé, o Hugo e o Tiago, onde já nos aguardavam o André, o seu irmão Daniel Eanes e mais um amigo, o Hugo Azevedo.


Partimos então para a nossa voltinha e começamos logo a subir, e bem, pois quanto mais avançávamos maior era a inclinação. Mas era disto que nós gostava-mos e até dada altura o nosso rendimento até estava a ser razoável, mas depressa passou de razoável a medíocre, pois quando chegou a altura de mostrar-mos o nosso nível técnico tudo descambou. Fizemos singletrack´s espectaculares tanto a subir como a descer e fizemos muitos a pé, até que a certa altura o André nos diz: -Esta malta gosta é de andar a pé, são um bocado fracos a nível técnico!
Dito isto o Hugo responde: - Ó André não gozes connosco pá, pois nós lá na nossa aldeia, por aquilo que nos dizem somos os melhorzitos que por lá há.
E diz o Zé Carlos: - Sabes Sérgio quem gostava de estar aqui com o pessoal era o Canas ele gosta é disto...
Depois do banho de técnica e de algumas dicas que o André nos deu, regressamos ao nosso local de pernoita, imaginem o nome desse local ... "Pensão Brites"! O clã do nosso presidente possuía "tentáculos" até aqui!


Uma vez mais a família do Zé Carlos convidou-nos para jantar, convite prontamente aceite por insistência do Zé.
O jantar era um arroz de cabidela, feito com carnes caseiras. Para mim foi o melhor arroz de cabidela que eu alguma vez comi, pelo que desde já dou os parabéns à cozinheira. Estava tão bom que todos repetiram e a acompanhar o tomámos um vinho também ele caseiro, uma obra prima do Senhor Nicolau (sogro do Zé), que tentou ver se a malta do Ribatejo se aguentava com as suas pomadas realmente boas. Passámos pelos vinhos, licores vários e jeropigas brancas e tintas, só não me recordo é a que horas o jantar acabou, apenas sei que acabou bastante tarde e com a certeza de que deixamos boa impressão ao Sr. Nicolau das gentes Samorenses.
No Domingo combinamos participar num passeio em Verim em Espanha, mas a chuva nesse Domingo era tão forte que resolvemos cumprimentar o pessoal espanhol e regressar a Faiões.
O Sr. Nicolau levou-nos então para uma visita guiada a Faiões, onde almoçámos no restaurante "Manco". Mais uma vez comemos mesmo muito bem. Comemos umas belas postas de carne barrosã acompanhada com batatas a murro, salada, arroz e uma bela vinhaça da casa. De facto, nesta região come-se mesmo muito bem.
Para concluir, aproveito para deixar uma palavra de agradecimento pela simpatia e hospitalidade, com que os sogros do Zé nos receberam em sua casa.
A reter, aqui ficam algumas frases do nosso querido anfitrião:
-"Ó mulher os rapazes gostam é de vinho!"
-"Não fumas, não bebes. Não comes, não.....", o melhor é ficarmos por aqui!

Grande abraço,

Sérgio

11 comentários:

Zé Carlos disse...

Foi um fds em grande, o convivio com o grupo,a gente de Faiões,os nuestros hermanos galegos,a gastronomia, e o BTT,assim vale a pena fazer a viagem até Chaves.
Para quem quiser efectuar 1 estágio ficam aqui umas dicas.
Pensão com desconto baratucho
Comes e bebes do melhor
No estágio BTT o alcool é proíbido
Opção para percursos:
Técnicos (descidas, singles-tracks)
Percursos para maratonas etc.etc.
Poderei organizar um estágio de 1 semana para 4 ou 5 bttistas.
Obviamente a dureza estará sempre presente mas treinando a brincar como fazem os meus colegas de Faiões as horas passam sem darmos conta. Aqui na nossa zona não temos nada igual ali faz-se BTT a sério.
Abraço e boas pedaladas
José Carlos

Unknown disse...

Boas,

Excelente crónica, de facto foi um fim de semana muito bem passado.
Já conhecia o potencial transmontano ao nível gastronimico e hospitaleiro, agora fiquei a saber que no btt o nível é condizer.

Apanhamos de facto uma tareia em termos de técnica que dificilmente vou esquecer. Mas tb aqueles meninos tem td do bom no quintal de casa. Ali fazer 2Km e já estão no mel, assim sim.

Numa descida em calcada romana acabei por desmontar sobre a pressão da queda que dei no fds passado, pois cair em cima de calhaus não é muito confortavél vá... Mas quando pos as patas no chao tb não consequia andar escorregava por td o lado e ia indo ao tapete, acabei por me montar na bike e pensei se cair da bike é menos humilhante que a pé.... Aquilo lá até é preciso tecnica no PTT, bolas!!!

Um estagio na zona é uma excelente ideia, mas é preciso cuidado com os excessos, pois se facilmente vamos ao tapete e nos podemos lixar todos, a comida e a bebida tb podem ser a morte do artista...

Fomos muito bem recebidos em casa do sogro do ZÉ, comemos e bebemos do melhor, o meu primo nem gosta de arroz de cabidela e foi o ultimo a acabar de comer... Vai lá vai. Dizia ele 'Quando vi o jantar pensei: bom tenho de fazer o sacrifio, mas porra aquilo tava mesmo bom!!!!'.

Bom é para voltar brevemente e com mais tempo,

Abraço
HCordeiro

p.s. Havia muito mais a dizer mas vou ficar por aqui!!!! lol

João Canas disse...

Depois de ler esta crónica fiquei com uma dúvida.

O estágio é gastronómico ou de btt???? ou ambos??
Para além de ser secreto....

Obrigado pela lembrança sobre os trilhos técnicos.
Já temos alguns em Santarém para a troca.

Um grande abraço.

Unknown disse...

O estágio é de BTT para quem aguentar o BTT e gastronomico para quem aguentar a bebida, é que hà por ai meias gangas... que só gostam é de bicicletas. A malta do Ribatejo deita-se à uma e tal, num dia com 25 horas, cheia de grau e acorda as 6:30 para amarinhar, por isso Canas não deves ter problemas, a malta de Mação é rija ;), e fazes os 2!!!!

Anónimo disse...

Eheheh... Pensão Brites?? Os Brites dominam a cena! Está em curso um plano maquiavélico para dominar o Mundo e talvez até, quem sabe, o próprio Portugal!!! ahahah.

A crónica está muito boa!
Ainda bem que se divertiram e que aproveitaram as riquezas gastronómicas da região.

Abrç

DCB

Anónimo disse...

Realmente aquilo por aquelas bandas pode ser bastante perigoso ... mas falo em termos gastronómicos! Aquilo foi só encher o bandulho e depois é que era a falta de técnica!!! É que com 4-5 copásios daquele tintol qualquer pedrinha é uma montanha! Epá... então mas o Marçal também foi convosco? Está lá um gajo grande de azul que parece o Marçal.

Saudações

DCB

Anónimo disse...

OLA RAPAZIADA
MAS QUE GRANDE VOLTA VOCES DERAM ....
O BTTISTA ALTO É O HUGO, EU NÃO FUI COM MUITA PENA MINHA MAS É SEMPRE DIFIÇIL AFASTAR.ME COM O MEU TRABALHO POR TURNOS E O PUTO PEQUENO. UM ABRAÇO A TODOS
MARÇAL

Anónimo disse...

Viva pessoal o Hugo é aquele que identificou o "coiso" no nosso passeio nocturno!!!

Abraço
S.S

Unknown disse...

Dá para perceber pela crónica que foi um fim-de-semana em cheio, BTT, Gastronomia, visitas guiadas, excelente hospitalidade, etc...

O único senão é que devem ter aumentado o vosso peso.

Abraço,

Vasco

P.S. - Ainda bem que não participaram no passeio em Verim, pois ainda eram desclassificados por doping.

CHARBEL disse...

Olá rapaziada,


Este tipo de "escapadinhas" organizadas pelo grande Zé devem ser realmente fascinantes. Pena é, que nem todos tenham disponibilidade e principalmente, pedalada para o acompanhar! Parabéns pela iniciativa e pelo companheirismo demonstrado. Fico realmente "orgulhoso" por verificar que somos um Clube de espírito aberto, pois o vosso grupo mais parecia uma "selecção" de Samora Correia e do Porto Alto.

Por acaso não viram por lá o Sr. Presidente na Pensão Brites, não? Eh, eh, eh....

Grande abraço,


Charbel

Outsider disse...

Malta,

Parece que tiveram um fds em grande. Devo confessar que estou com inveja, mas eu no comes e bebes até vos acompanhava, agora no sobe e desce ai é que já não sei! Para mim devia ser só PPT como diz o Hugo.

1 Abr.,
FF