quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GEO-RIDE - Serra da Estrela (Julho 10)

by Sérgio Silva

Geo Raid – Serra da Estrela

No fim de semana de 10 e 11 de Julho eu, o Zé Carlos, Hugo Cordeiro, Tiago Gomes e o pessoal do BTZ João Canas e João Almeida participamos na segunda prova do Geo Raid, desta vez na Serra da Estrela, tinhamos pela frente um enorme desafio, em que iriamos percorrer quase 200 km e mais de 6.000 m de desnível acumulado ao longo dos dois dias de prova. num fantástico cenário natural da Serra da Estrela, que marcava esta prova e onde a bicicleta de montanha ganha realmente outra dimensão. Mas já lá vamos, o pessoal de Samora combinou partir de viagem para a Serrada Estrela às 18 horas, e assim foi de malas e bagagens feitas partimos na já famosa Ramona para a dita Serra, mas subitamente perto da estação de serviços de Aveiras a Ramona começou a lagar imenso fumo desligando-se o motor não voltando a trabalhar, entretanto passa uma ambulância dos bombeiros voluntários do Entroncamento que de imediato parou em plena auto-estrada em que o respectivo bombeiro veio a correr de imediato com um extintor em punho pronto a apagar o suposto incêndio na Ramona, felizmente não foi necessário. Como a área de serviço de Aveiras estava perto eu o Tiago e o Hugo começamos de imediato o aquecimento para o Geo Raid empurrando a Ramona em plena auto-estrada.

Grande aventura mas chegámos ao destino e participámos na dita prova. E este é o rescaldo da prova em si.

Rescaldo:

Depois da primeira prova efectuada em S. Pedro do Sul, o GEO-RAID ® series 2010 rumou nos passados dias 10 e 11 de Julho até à Serra da Estrela, para a segunda prova deste troféu.As equipas, tinham pela frente um enorme desafio, em que iriam percorrer quase 200 km e mais de 6.000 m de desnível acumulado ao longo dos dois dias de prova. O fantástico cenário natural da Serra da Estrela marcava esta prova, onde a bicicleta de montanha ganha realmente outra dimensão.


Etapa 1 - Sábado - 114 km, 3.923 m de desnível acumulado

Consoante os seus handicaps as 132 equipas foram partindo, com os primeiros atletas a saírem às 7:21 h,. Uma longa descida em “balcão” sobre um Vale Glaciar do Zêzere iluminado pelos primeiros raios de sol, esperava as equipas logo no início desta 1ª etapa, proporcionando imagens espectaculares. Manteigas, Vale do Mondego e Linhares eram alguns dos pontos de passagem nesta primeira etapa. O regresso fazia-se pela mítica Santinha, Penhas Douradas e Manteigas, antes da subida pelo Vale Glaciar até às Penhas da Saúde, fazendo desta etapa uma das mais ambiciosas travessias feitas em competição na Serra da EstrelaApós esta 1º etapa, a equipa Gold Nutrition liderava a prova, seguida pela equipa da GNP Carboom e da equipa da X-Perfomance, fechando os lugares do pódio. No quarto lugar ficou a surpreendente equipa Force 01, com os atletas Fernando Borlido e Rui Anjos a demonstrarem uma espectacular subida de rendimento, face à sua prestação na primeira prova do troféu. A equipa da Rocky Mountain, com João Marinho e José Silva foi afastada da luta pelos primeiros lugares nesta etapa, devido a uma distracção que lhes custou um engano no percurso e cerca de 15 min de atraso. Ao longo da tarde, iam chegando à meta todos as equipas, com marcas evidentes da dureza desta etapa. Contudo a satisfação de entrar na meta e ter vencido este primeiro desafio era a melhor das recompensas no final do dia. Ao longo da estrada, na dura subida final, podiam-se observar as equipas a serpentear serra acima, proporcionando muitas delas imagens incríveis de companheirismo e espírito de equipa, com vários atletas empurrando e ajudando os companheiros em dificuldade, num retrato do verdadeiro espírito desta competição. Ao longo de todo o dia a organização fez um esforço redobrado em termos de acompanhamento da prova, procurando garantir a segurança de todos os atletas. Após a chegada à Meta e entrega do GPS para verificação do percurso efectuado, era tempo de atacar o já famoso lanche de recuperação fornecido pela organização e recorrer aos serviços dos massagistas. A prioridade era RECUPERAR. No dia seguinte havia mais… 81 km.


Etapa 2 - Domingo - 81 km, 2.825 m de desnível acumulado
Algumas equipas não alinharam à partida ou desistiram nos primeiros quilómetros, não tendo recuperado do dia anterior. O percurso desta 2ª etapa rumava em direcção à Vila do Carvalho, Verdelhos e Vale da Amoreira para depois enfrentar a longa subida que levava as equipas aos pontos míticos da Estrela, como a Quinta do Fragusto, Gorgulhão e Corredor de Mouros. A compensação vinha de seguida na espectacular descida de S. Lourenço para S. Gabriel em Manteigas, para logo atacar a mais dura subida do dia. Uma ascensão de 900 m em 20 km, de S. Gabriel até às Penhas da Saúde, num troço de constante desafio, com uma passagem pelo Poço do Inferno.Apesar do enorme desgaste do dia anterior, a equipa Gold Nutrition com Vítor Gamito e José Silva, venceu novamente a etapa, seguida desta vez dos atletas João Marinho e José Silva do Team Rocky Montain, que apesar de terem furado, asseguraram o 2º lugar na etapa. Em terceiro lugar, após uma etapa marcada por três furos, ficaram os atletas da GNP Carboom, Marco Almeida e Hugo Ferro, que demonstram mais uma vez toda a sua bravura e disputaram este lugar quase ao sprint com Fernando Borlido e Rui Anjos, do Team Force 01, que mostraram assim que a boa classificação do dia anterior não tinha surgido por acaso.




Na chegada à meta, os rostos dos atletas transmitiam o misto de cansaço e de satisfação característico de quem venceu, não os adversários, mas os seus próprios limites, superando dificuldades e desfrutando com o seu esforço, da grandeza destes cenários naturais. Os que por algum motivo não conseguiram os seus objectivos, prometiam a desforra, fazendo planos para regressar com mais força na próxima oportunidade.No classificação final a equipa da Gold Nutrition (Vítor Gamito e José Silva) arrecadou o primeiro lugar, seguida da equipa da GNP Carboom (Marco Ameida e Hugo Ferro), tendo a equipa da X Perfomance (Luís Leão Pinto e Joaquim Bica) conseguido segurar o terceiro lugar, graças a um impressionante espírito de equipa. Os links para as fotos desta prova e a classificação actualizada no troféu já se encontram disponíveis no site oficial (ultimas notícias) em http://www.geo-raid.com


Classificações do pessoal de Samora/Porto Alto/Santarém

50 - BTZ Mação/Bikezone Santarém - João Almeida /João Canas 16:35:42
51 - BTT STOCK DE USADOS - Hugo Cordeiro /Tiago Gomes POR 16:41:39
64 - CDC Faiões/BTT Trilhos das Lezíria - José Silva / Sérgio Silva POR 18:16:04 198

Foi uma grande participação e uma grande aventura.

Abraço a todos

Sérgio




2 comentários:

CHARBEL disse...

Era inevitável!

Vocês não páram quietos e não dão descanso à Ramona. A pobrezinha não resistiu...

Parabéns a todos os participantes e desejo as rápidas melhoras da Ramona, eh, eh, eh!

Grande abraço,

Charbel

Outsider disse...

Isso é que deve ter sido sofrer. Só de ler a cronica já estou cansado... eh eh eh

1 Abr. e boas pedaladas,
FF